Se uma coisa que posso agradecer a 'forçação' de barra feita pela escola pra crescermos culturalmente eh o hábito da leitura, não gostava de ler livro nenhum, a não ser que tivesse ilustrações, mas após ler meu primeiro romance quase que obrigado pra ter uma nota no bimestre, me apaixonei pela pratica, sem falar que alguns destes estão na grade do vestibular, ou seja, voce não tem escape, ou le, ou le mesmo - ou pode pegar o resumo na internet, kkkkkkk, mas isso alem de não recomendável, não proporciona o prazer dado somente pela leitura. Infelizmente por não ter muito acesso, li poucas obras das quais gostaria de conhecer, mas das que li, quero dar a dica.
Menino de Engenho (Jose Lins do Rego): Este eh um dos livros mais dinamicos que li, o enredo se passa em um engenho aqui no nordeste, pra quem gosta de histórias imprevisiveis eh um prato cheio, eh um ícone do autor que tem grande destaque na segunda geração do Modernismo.
Casa de Pensão (Aluisio Azevedo): Eh um livro muito curioso, recomendo pra quem se identifica com a area de saúde, que alias eh caracteristica da escola literaria ao qual o livro pertence, O Naturalismo, o desfecho da história eh impressionante, vale a pena conferir.
O Brilho de Mil Sóis (José Dias Junior e Rafael Roubicek): Esta obra eh diferente das anteriores descritas, esta conta uma historia real e muito viva, a história da criação da bomba atomica, eh um livro de cunho histórico, mais parece um documentario escrito, muitissimo interessante, recomendo a todos, eh fascinante pra quem quer entender melhor as duas Grandes Guerras Mundiais.
Ubirajara (José de Alencar): Obra Indianista de um dos mais renomados escritores do Romantismo brasileiro, conta uma história de amor 'selvagem' em meio a tribos rivais, muito legal se de ler.
Senhora (José de Alencar): Obra-prima do autor, Senhora eh um romance Urbano com notas sutis do Realismo, que junto com Diva e Lucíola, compõe a serie de perfis femininos de Alencar, traz uma história de tirar o folego, a luta entre o amor e o dinheiro, verdadeiras questões de honra e o orgulho ferido, eh um dos melhores que li.
Oito Contos de Amor (Lygia Fagundes Telles): Obra lindissima de uma escritora contemporanea, eh uma coletanea de oito histórias muito envolventes e intrigantes onde o personagem principal eh o amor, é o tipo de livro que quando voce termina de ler, surge aquele sorriso no rosto de satisfação, recomendo e assino embaixo.
Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis): Um livro super interessante, recomendo para quem gosta de raciocinar, o estilo que tornou Machado imortal está muito presente nesta obra, de inicio a historia parece meio louca, mas envolve voce de uma maneira que parece que te leva ao mundo onde a historia se passa, não se limita a isso, o desfecho do enredo te faz refletir, e te dá uma moral da história subjetivamente, sensacional.
Fica ai a dica, não deixem de ler, ler tambem eh um exercicio, e te leva a lugares que voce nem imagina, naum se esqueçam tambem, LEIAM A BIBLIA, bjo e abraço.
